quinta-feira, 5 de abril de 2012

O significado da Páscoa...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.




Mas porque ovos DE CHOCOLATE se antigamente os ovos presenteados eram de galinha e pintados à mão ?
Há duas versões para explicar a substituição de ovos naturais pelos de chocolate. Uma delas conta que a Igreja proibia, durante a Quaresma, a alimentação que incluísse ovos, carne e derivados de leite, mas essa versão é contraditória, pois na Idade Média era comum a bênção de ovos durante a missa antes de entregá-los aos fiéis. A hipótese mais provável é o início do desenvolvimento da indústria de chocolate, por volta de 1828, uma forma mais atraente de presentear e que com certeza alegrou as pessoas , mas muito mais o comércio, que lucra demais nessa época.







A história do chocolate vai de um extremo ao outro. Para alguns ele era considerado um alimento profano, ( por seus poderes afrodisíacos que " inspiravam " as pessoas ) e para outros, era considerado um santo remédio, por suas propriedades altamente nutritivas.
Alguns bebiam, outros já consumiam sob a forma mais prazerosa que conhecemos hoje, mas é fato que a civilização Olmeca que habitava as terras baixas do Golfo do México, foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro. Há ainda evidências arqueológicas que comprovam o uso pelos Maias, Toltecas e Astecas e o consumo sob a forma de bebida pelos sacerdotes em rituais religiosos, mas foi Cristóvão Colombo quem descobriu o cacau para a Europa, em sua quarta viagem ao Novo Mundo em 1502. Para os gregos era considerado um " Alimento Divino " , Theobroma cacau - cacaueiro , onde a melhor definição para a iguaria era : algo frágil, delicado.
Foi tão valioso que suas sementes já serviram também como moeda corrente para troca de mercadorias.

Para quem é um viciado em Chocolate e não passa um dia sequer sem comer algum, ou um pedacinho que seja, aqui embaixo tem um breve resumo entre as diferenças de um chocate e outro, para você escolher o que melhor trará benefícios para seu organismo.

Da uma olhadinha :

O mais calórico: chocolate branco.


O menos calórico: Chocolate meio amargo.
Maior quantidade de proteína: chocolate branco.
Menor quantidade de proteína: chocolate meio amargo.

O melhor para a saúde: chocolate meio amargo.
O pior para a saúde: chocolate branco.
O mais consumido : Chocolate ao leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário